A corrida é uma das atividades desportivas de eleição de muitos praticantes de desporto, que recorrem à mesma com a intensão de melhorar a condição física, o bem-estar mental e alcançar objetivos pessoais tanto a nível de performance como estéticos.
Como tal, a necessidade de auxiliar estes atletas a complementar o treino de corrida, com outros estímulos que os ajudem a potenciar as suas capacidades e aumentar a sua performance de modo a conseguirem atingir os seus objetivos, tem se tornado cada vez mais relevante, onde a importância da musculação para a corrida surge neste sentido.
O treino muscular é na realidade um forte aliado no processo de treino de qualquer modalidade, pois o objetivo é o de garantir que os tecidos musculares possam ter condições para tolerar a prática técnica e específica da mesma com o mínimo prejuízo da integridade articular e muscular e com a máxima otimização dos processos inerentes à criação de tensão muscular. E como tal na corrida não poderia ser diferente.
O treino muscular melhora o rendimento na corrida através do impacto que o mesmo tem nos marcadores fisiológicos e consequente resposta muscular. Tendo como principais benefícios:
- Proteção articular, já que músculos mais fortes e tendões mais preparados amortecem melhor o impacto nas corridas
- Correção postural
- Aumento na massa óssea
- Prevenção de lesões
- Aumento da resistência de corredores amadores.
Marta Vieira
Fitness Instructor Senior
Referências:
Štohanzl, M., Baláš, J., & Draper, N. (2017). Effects of minimal dose of strength training on running performance in female recreational runners. The Journal of sports medicine and physical fitness, 58(9), 1211-1217.
Effects of intra-session concurrent endurance and strength training sequence on aerobic performance and capacity. British journal of sports medicine, 39(8), 555-560.